Conflito entre Santana Lopes e autarca socialista por convite não enviado
O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, expressou descontentamento por não ter sido convidado para a reabertura de uma piscina, enquanto candidatos do PS receberam convites. Susana Monteiro respondeu às críticas.

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, e a presidente da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, Susana Monteiro, estiveram envolvidos num aceso debate nas redes sociais neste sábado.
O foco da polémica foi a ausência de convite a Santana Lopes para a reabertura da piscina da freguesia, que é gerida pelo Partido Socialista. O autarca expressou através da sua página no Facebook que considera "lamentável" não ter sido informado, ao mesmo tempo que sublinhou que candidatos do PS estavam presentes.
Santana Lopes recordou que a piscina foi inaugurada durante o seu anterior mandato e destacou que as obras de reabilitação realizadas, incluindo a substituição do piso, foram custeadas pela Câmara Municipal. Frustrado, afirmou que, embora tenha estado presente em cerimónias anteriores, não é obrigatório que um presidente de Câmara compareça a todas, mas que deveria ser convidado.
Por sua vez, Susana Monteiro, que gere a freguesia de Ferreira-a-Nova com cerca de dois mil habitantes, respondeu que não houve convites formais dirigidos a entidades ou partidos. Explicou que a festa em questão era uma celebração habitual do início da época balnear, adiada este ano devido a obras, e que a ausência de convite se devia à natureza do evento, que não foi uma inauguração oficial.
A presidente da junta acrescentou que sempre pautou o seu mandato por princípios de respeito e cordialidade, e demonstrou surpresa pela chamada do presidente da Câmara, recordando que este tipo de contacto não era comum.
Em 2021, Santana Lopes venceu as eleições autárquicas na Figueira da Foz como independente e prepara-se para recandidatar-se à sua posição nas próximas eleições, marcadas para 12 de outubro, desta vez com o apoio do Partido Social Democrata (PSD).