Desafios para a Stellantis: prejuízos significativos e mudanças estratégicas
A Stellantis, proprietária de marcas como Peugeot e Fiat, reporta prejuízos de 2,3 mil milhões de euros devido a tarifas e reestruturações, com vendas a cair 6% no segundo trimestre.

A Stellantis, conglomerado automóvel que inclui marcas renomadas como Peugeot, Fiat, Chrysler e Jeep, anunciou prejuízos de 2,3 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano. Esta situação deve-se a vários fatores, nomeadamente as novas tarifas aduaneiras aplicadas nos Estados Unidos, cortes na produção e altos custos associados a reestruturações.
A empresa prevê que a faturação atinja cerca de 74,3 mil milhões de euros, o que representa uma descida de 12,5% em comparação ao primeiro semestre de 2024. Os resultados agora apresentados são preliminares e refletem o impacto negativo estimado em cerca de 300 milhões de euros devido às tarifas aduaneiras.
Além disso, a Stellantis antecipou encargos de cerca de 3,3 mil milhões de euros antes de impostos, resultantes do cancelamento de programas, desvalorização de plataformas e custos relacionados a normas ambientais e reestruturação industrial.
No que diz respeito às vendas, a automóvel registou uma queda de 6% no segundo trimestre, com 1,45 milhões de veículos vendidos globalmente. A maior diminuição foi observada na América do Norte, onde as vendas caíram 25%, correspondendo a 109 mil unidades a menos. Esta redução deve-se à interrupção da produção, diminuição das vendas de modelos importados — que enfrentam tarifas mais elevadas — e à queda no segmento de frotas.
Em resposta às novas tarifas impostas pela administração anterior dos EUA, a Stellantis foi forçada a suspender temporariamente a produção nas suas fábricas no Canadá e no México, resultando na dispensa de aproximadamente 900 trabalhadores em unidades localizadas nos estados de Michigan e Indiana.
A incerteza criada por esta nova política comercial fez com que a empresa suspendesse, em abril, as previsões financeiras para o restante do ano. As estimativas preliminares agora divulgadas visam alinhar as expectativas do mercado com a realidade operacional da Stellantis.
Os resultados financeiros consolidados do primeiro semestre estão previstos para serem divulgados a 29 de julho. Recentemente, foi aprovada pelos acionistas a nomeação de Antonio Filosa, italiano, como novo presidente executivo da empresa, sucedendo Carlos Tavares, que deixou a posição no ano passado.