Desporto

Desapontamento de João Almeida na Volta a França: Olhos no Futuro

João Almeida abandona a Volta a França após uma queda na nona etapa, mas mantém a esperança na vitória do compatriota Tadej Pogacar. Focado na recuperação, Almeida já pensa na Vuelta.

13/07/2025 20:55
Desapontamento de João Almeida na Volta a França: Olhos no Futuro

João Almeida encontra-se abalado após ter que desistir da Volta a França em bicicleta durante a nona etapa da competição, ao longo de 89 quilómetros dos 174,1 quilómetros que ligam Chinon a Châteauroux. “Não era esta a forma que eu tinha imaginado terminar o Tour. Sinto-me triste e desapontado, mas chegou um momento em que tive de ouvir o meu corpo”, declarou o ciclista da UAE Emirates, em mensagens dirigidas à imprensa portuguesa.

O atleta de 26 anos sofreu um acidente na sexta-feira, quando estava a menos de seis quilómetros do final da etapa entre Saint-Malo e o Muro da Bretanha, resultando na fratura de uma costela e em diversas escoriações.

“Agora, o que me resta é focar na recuperação e no descanso para curar as feridas. Após isso, concentrarei nas próximas metas”, acrescentou o corredor oriundo de A-dos-Francos, que tem como objetivo participar na Volta a Espanha, que decorrerá de 23 de agosto a 14 de setembro.

Considerado um dos principais candidatos ao pódio da 112.ª edição da Volta a França, a desistência de Almeida representa uma “grande perda” para a sua equipa, UAE Emirates, conforme destacou Tadej Pogacar, que lidera a corrida.

“Mesmo que deixe a equipa neste momento, sinto que fiz um bom trabalho e saio orgulhoso da minha atuação. Desejo a todos a melhor sorte até ao final, pois sei que temos potencial para vencer o Tour”, frisou Almeida, que foi reconhecido como o melhor gregário na primeira semana da prova.

Atualmente, após a nona etapa, Pogacar, o campeão em título, mantém 54 segundos de vantagem sobre Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), com Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels) a ocupar a terceira posição, a 1 minuto e 11 segundos.

“Lamento não poder contribuir até ao fim, mas tenho a certeza de que está tudo a caminhar bem, e temos uma equipa forte para alcançar a vitória nesta Volta a França”, concluiu Almeida, que é o único português a ter terminado no top 5 das três grandes Voltas, com um terceiro lugar no Giro2023 e quarto na Vuelta2022.

#ForçaJoão #VoltaFrança2024 #ApoioCiclismo