Política

Despedida a Orlanda Rodrigues, a militante comunista e ex-presidente de Junta

Orlanda Rodrigues, figura destacada do PCP e ex-autarca de Loures, faleceu no sábado. Era casada com o deputado António Filipe, também candidato presidencial.

08/07/2025 22:40
Despedida a Orlanda Rodrigues, a militante comunista e ex-presidente de Junta

Faleceu no passado sábado Orlanda Rodrigues, uma notável militante comunista e ex-presidente da Junta de Freguesia de Loures. A sua morte foi lamentada pela comissão concelhia do PCP de Loures, que expressou "profundo pesar" pela perda de uma mulher de fortes convicções e defensora dos ideais de Abril.

Orlanda, mulher de António Filipe, deputado e candidato às eleições presidenciais, dedicou a sua vida à luta por uma sociedade mais justa. Educadora de infância de formação, desempenhou várias funções na Câmara Municipal de Loures entre 1994 e 2024, incluindo a de secretária no Gabinete de Apoio à Presidência e na equipa de animação da Biblioteca Municipal José Saramago.

Entre 2002 e 2019, Orlanda Rodrigues foi dirigente do Centro de Cultura e Desporto do Município de Loures, liderando a direcção de 2014 a 2019. Durante o mandato de 2017 a 2021, ocupou as funções de presidente da Junta de Freguesia de Loures e integrou o secretariado da célula do PCP na mesma localidade.

O comunicado do PCP ressalta que Orlanda era profundamente ligada a valores humanistas, conquistando o respeito de todos com quem trabalhou. O partido destaca as qualidades que a caracterizavam, como coragem, tenacidade, humildade, amizade e solidariedade.

A comissão concelhia endereçou as mais sinceras condolências ao companheiro António Filipe, aos seus filhos e restantes familiares. O funeral teve lugar em Cascais, onde familiares e amigos prestaram-lhe a última homenagem.

#OrlandaRodrigues #ComunaDeLoures #LegadoDeAbril