País

GNR detém dois homens em Vinhais por atear fogo em área florestal

Em Vinhais, a GNR deteve dois indivíduos, de 42 e 61 anos, em flagrante delito a provocar um incêndio forestal, colocando em risco equipas de emergência.

há 1 hora
GNR detém dois homens em Vinhais por atear fogo em área florestal

Na passada quarta-feira, 13 de agosto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) efetuou a detenção de dois homens, de 42 e 61 anos, no concelho de Vinhais, distrito de Bragança, pelo crime de incêndio florestal. O incidente ocorreu na localidade de Quirás, onde os suspeitos foram apanhados a atear fogo com um isqueiro.

Os militares da GNR encontraram os detidos a provocar o incêndio numa área florestal que já contava com a presença de uma equipa da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), pondo em risco a segurança dos profissionais de emergência. Após a deteção do crime, foram rapidamente tomadas diligências que resultaram na apreensão do isqueiro utilizado e na detenção dos indivíduos.

Os homens detidos serão apresentados esta quinta-feira, 14 de agosto, a um primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Bragança, onde serão definidas as medidas de coação a aplicar.

A GNR aproveita a oportunidade para recordar que as queimadas e queimas de resíduos são responsáveis por uma significativa parte dos incêndios em Portugal. Assim, a realização de quaisquer actividades que impliquem fogo, como queimadas ou fogueiras, está estritamente proibida nas situações em que se verifique um nível de perigo de incêndio rural "muito elevado" ou "máximo", conforme é o caso actualmente.

A Guarda apela à população para cumprir as normas de segurança, permanecer em companhia de outras pessoas e ter sempre um telemóvel consigo, minimizando assim o risco de acidentes. Em situações de denúncias de infrações ou para esclarecimentos, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona 24 horas por dia.

#IncêndiosEmPortugal #SegurançaFlorestal #GNRAtiva