País

Migrantes chegam ao Algarve e são encaminhados para centros de acolhimento temporário

38 migrantes desembarcaram numa praia algarvia e foram realojados em centros temporários, enquanto aguardam o processo de retorno.

há 1 hora
Migrantes chegam ao Algarve e são encaminhados para centros de acolhimento temporário

No passado dia 8 de agosto, um grupo de 38 migrantes desembarcou na Praia de Boca do Rio, situada no concelho de Vila do Bispo, Algarve, após uma travessia arriscada que se prolongou por cinco dias desde Marrocos. Infelizmente, durante a viagem, quatro pessoas perderam a vida.

Após a chegada, os migrantes foram inicialmente alojados num pavilhão em Sagres. No entanto, a autarquia local manifestou preocupações em relação às condições desse espaço, levando a que as autoridades procurassem alternativas. A Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que, no dia 13 de agosto, às 21h30, finalizaram as “diligências de instalação e alojamento” dos migrantes.

De acordo com a PSP, 15 imigrantes foram encaminhados para um espaço equivalente a um Centro de Instalação Temporária (EECIT) em Faro, enquanto 14 foram realojados na Unidade Habitacional de Santo António, no Porto. Além disso, nove ficaram em outro espaço com similaridade a um EECIT no Porto. A polícia destacou que todo o processo foi realizado em colaboração com várias entidades, incluindo apoio logístico do Exército.

O grupo é maioritariamente composto por 25 homens, seis mulheres e sete menores, cujas idades variam entre 12 meses e 44 anos. Todos os migrantes são cidadãos marroquinos e a sua entrada no espaço Schengen foi considerada ilegal. Eles serão supervisionados pelas autoridades competentes durante o processo de regresso, que poderá ser voluntário ou coercivo.

Desde 2019, mais de 140 migrantes foram registados a desembarcar na costa algarvia, com os anos de 2019 e 2020 a destacarem-se como os de maior afluxo. Historicamente, o primeiro desembarque de imigrantes na costa portuguesa ocorreu em dezembro de 2007.

#MigraçãoAlgarve #DireitosHumanos #ResgateMigrantes