País

Manutenção do financiamento para vacinação em farmácias garantida pelo Governo

O Governo português destina 7,6 milhões de euros para a vacinação contra a gripe e a Covid-19 em farmácias, mantendo as mesmas condições da campanha anterior, conforme uma nova portaria.

há 2 horas
Manutenção do financiamento para vacinação em farmácias garantida pelo Governo

O Estado continuará a apoiar a vacinação contra a gripe e a Covid-19 em farmácias, com um investimento de 7,6 milhões de euros. Este valor, que corresponde ao da campanha anterior, foi formalizado numa portaria publicada hoje no Diário da República, com início de vigência a partir de sexta-feira.

A portaria, assinada pela secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, confirma a manutenção do modelo de vacinação descentralizado para a Campanha de Vacinação Sazonal de outono-inverno de 2025-2026. Este modelo será ajustado conforme as vacinas disponíveis, a população-alvo e as estratégias de vacinação definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O principal objetivo do Governo é garantir a eficiência e efetividade da vacinação, proporcionando conforto e proximidade aos cidadãos. Para tal, as farmácias desempenham um papel crucial no processo, permitindo que a proteção populacional seja alcançada de forma mais rápida e confortável. O investimento de 7,6 milhões de euros inclui a remuneração que será paga às farmácias pelo serviço prestado.

Face à evidência de um aumento na circulação de vírus respiratórios durante o inverno, a campanha de vacinação será iniciada precocemente, de modo a assegurar que o maior número possível de pessoas elegíveis esteja vacinado até ao final de novembro, garantindo uma proteção robusta durante o período de maior risco.

As farmácias que participam no programa precisam de ter pessoal qualificado e condições adequadas para a administração das vacinas. Os horários de operação poderão ser alargados e a lista de farmácias disponíveis será publicada nas plataformas do Serviço Nacional de Saúde, da DGS e do Infarmed.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde colaborarão com a Direção Executiva do SNS e a DGS para assegurar a correta integração dos sistemas de informação, permitindo a verificação da elegibilidade e do histórico vacinal dos indivíduos a serem vacinados.

O Governo sublinha a importância da vacinação para a saúde pública, visando não só a prevenção da transmissão da gripe e da Covid-19, mas também a redução da morbilidade e mortalidade entre os grupos de risco. Além disso, a vacinação ajuda a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, especialmente durante os meses de inverno.

No âmbito da campanha de 2025-2026, será mantido um reforço estabelecido no Plano de Emergência e Transformação da Saúde, que inclui a disponibilização gratuita da vacina de dose elevada contra a gripe para pessoas com 85 anos ou mais, assim como para os residentes em lares de idosos, em conformidade com as orientações da DGS.

#VacinaçãoEmFarmácias #SaúdePública #GovernoPT