País

Greve na Menzies faz cancelamento de voos em Lisboa

Hoje, o aeroporto de Lisboa contabiliza 14 voos cancelados devido à greve dos trabalhadores da Menzies, que se estende até segunda-feira. Situação gera atrasos e desorganização na operação.

há 10 horas
Greve na Menzies faz cancelamento de voos em Lisboa

Esta manhã, o aeroporto de Lisboa registou cerca de 14 voos cancelados, envolvendo tanto partidas como chegadas, devido à greve dos funcionários da Menzies, empresa responsável pela assistência em terra. Esta paralisação, com duração prevista até segunda-feira, levanta preocupações sobre a operação aeroportuária.

Segundo informações da Lusa obtidas no site da ANA - Aeroportos de Portugal, à volta das 10h00, já estavam previstos cancelamentos para ligações programadas para a tarde. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) anunciou que, ao longo do dia, a expectativa é que possam ocorrer entre 18 a 19 cancelamentos, embora tenha notado uma adesão reduzida nesta segunda jornada de greve.

A fonte sindical também denunciou uma “desorganização completa” nas operações, com voos a sofrerem atrasos e uma escassez de pessoal disponível. A ANA, numa comunicação oficial, alertou os passageiros para as potenciais perturbações e recomendou que consultem as suas companhias aéreas ou agentes de viagens antes de se dirigirem ao aeroporto.

Os trabalhadores da Menzies iniciaram esta greve na passada sexta-feira, sendo esta a segunda de quatro paralisações programadas para o verão, uma altura crítica para o turismo. O sindicato e a administração da empresa têm trocado acusações sobre a falta de diálogo para resolver as questões laborais dos trabalhadores, que pedem o aumento dos salários base, o cumprimento dos pagamentos das horas noturnas e outras melhorias nas condições de trabalho.

#GreveMenzies #AeroportoLisboa #CancelamentoVoos