Auto

Índia planeia retaliação contra tarifas automóveis americanas

Os EUA impuseram taxas elevadas sobre veículos importados, levando a Índia a considerar medidas de retaliação junto da Organização Mundial do Comércio.

07/07/2025 20:10
Índia planeia retaliação contra tarifas automóveis americanas

Os Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, implementaram recentemente tarifas significativas sobre automóveis importados. Em resposta, a Índia manifestou a sua intenção de retaliar, notificando a Organização Mundial do Comércio no passado dia 3 de julho. Segundo a Reuters, a Índia afirmou: "Reservamo-nos o direito de suspender concessões ou obrigações equivalentes em resposta aos efeitos adversos que a medida americana tem no comércio indiano".

A controvérsia centra-se numa taxa adicional de 25% aplicada pelos EUA a veículos e certos componentes, que, de acordo com a Índia, impacta negativamente as suas exportações em mais de 2,89 mil milhões de dólares. A nação indiana estima que as tarifas norte-americanas resultem num ónus de 725 milhões de dólares e planeia impor taxas equivalentes sobre produtos provenientes dos Estados Unidos.

O prazo estabelecido por Donald Trump para atingir um acordo comercial com a Índia termina esta quarta-feira. Se nenhuma solução for encontrada, todos os produtos indianos terão uma taxa de importação de 26% nos Estados Unidos.

As políticas do presidente americano têm desencadeado uma guerra comercial, não só com a Índia, mas também com a China. Recentemente, as restrições chinesas sobre a exportação de minerais raros, essenciais para várias indústrias, refletiram a tensão comercial. Embora a situação pareça estar a melhorar após um entendimento em junho, os receios de uma quebra total na produção não deixaram de estar presentes.

#GuerraComercial #RetaliaçãoIndia #TarifasAutomóveis