Economia

Infraestruturas de Portugal e LusoLAV formalizam a primeira PPP do TGV na próxima semana

Infraestruturas de Portugal e o consórcio LusoLAV vão assinar na terça-feira o contrato para a primeira parceria público-privada da linha de alta velocidade Porto-Lisboa.

26/07/2025 16:50
Infraestruturas de Portugal e LusoLAV formalizam a primeira PPP do TGV na próxima semana

A Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLAV, que tem a Mota-Engil à sua frente, vão formalizar na próxima terça-feira, às 11h50, na sede da IP em Almada, o contrato de concessão da primeira parceria público-privada (PPP) para uma linha ferroviária de alta velocidade.

A cerimónia marca a assinatura do contrato para o troço que liga Porto - Campanhã a Oiã, no distrito de Aveiro, e também a apresentação do acordo de financiamento. Este evento contará com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

O caderno de encargos prevê a construção de uma ponte rodoferroviária dupla sobre o rio Douro, bem como a reformulação da estação de Porto-Campanhã e a criação de uma nova estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, na área de Santo Ovídio.

No entanto, em abril, o consórcio LusoLAV apresentou uma alternativa à Câmara de Gaia, propondo alterações ao traçado original, que incluem a edificação de duas pontes em vez de uma sobre o Douro e a localização da nova estação em Vilar do Paraíso, em vez de Santo Ovídio. Esta proposta não exclui a versão anterior, mas levanta questões sobre a ligação ao Metro do Porto.

Embora a IP tenha afirmado desconhecer as alterações sugeridas, estas foram discutidas em reuniões com a Câmara de Gaia, que, sob a liderança de Eduardo Vítor Rodrigues (PS), votou favoravelmente, apesar da oposição do PSD e da IL. O caso gerou preocupações entre os representantes do consórcio, que expressaram receios sobre o impacto das propostas no concurso público.

A Câmara do Porto também se declarou ignorante em relação a essas propostas, e o Governo, através da IP, reafirmou que a estação de Gaia será situada em Santo Ovídio, conforme definido no Plano Ferroviário Nacional, publicado em abril. Este documento confirma a ligação da estação de alta velocidade às linhas do metro de Gaia.

Prevê-se que a futura linha de alta velocidade conecte Porto e Lisboa em apenas uma hora e 15 minutos até 2032, com paragens potenciais em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. A ligação entre Porto e Vigo será feita em 50 minutos, na mesma data.

A primeira fase, que liga Porto a Soure, deverá ser inaugurada em 2030, enquanto a segunda fase, de Soure a Carregado, está prevista para 2032, estabelecendo a ligação a Lisboa através da Linha do Norte. O investimento previsto para o eixo Lisboa-Valença está estimado entre sete a oito mil milhões de euros, segundo o governo anterior que lançou a primeira PPP para o TGV.

#TGVemPortugal #MobilidadeSustentável #InfraestruturasModernas