Mundo

Líderes africanos expressam pesar pela morte do ex-presidente nigeriano Muhammadu Buhari

A morte de Muhammadu Buhari, ex-presidente da Nigéria, foi lamentada por líderes africanos, que ofereceram condolências à sua família e ao povo nigeriano.

há 2 horas
Líderes africanos expressam pesar pela morte do ex-presidente nigeriano Muhammadu Buhari

Vários líderes do continente africano manifestaram hoje a sua tristeza pela morte de Muhammadu Buhari, antigo presidente da Nigéria, que faleceu na passada noite numa clínica em Londres, aos 82 anos.

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, expressou as suas condolências à família de Buhari, assim como ao povo e ao governo nigeriano, afirmando: "Estamos unidos neste momento de luto". A Presidente da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, partilhou também o seu pesar, transmitindo as suas "sinceras condolências" a Bola Ahmed Tinubu, sucessor de Buhari, e ao povo nigeriano, desejando que "a sua alma descanse em paz".

Mahmoud Ali Youssouf, presidente da Comissão da União Africana, declarou que recebeu a notícia com "profundo pesar" e enviou as suas condolências à Nigéria durante este "período de luto nacional e dor coletiva". Reforçou ainda que Buhari será lembrado como um "líder de integridade e determinação", que dedicou a sua vida ao serviço da Nigéria, defendendo sempre a integração regional e soluções africanas para os desafios do continente.

Atuou pela primeira vez como presidente após o golpe militar que depôs Shehu Shagari em dezembro de 1983, governando até 1985. Retornou ao poder em 2015, já na qualidade de civil, após vencer democraticamente as eleições, cargo que ocupou até 2023, tendo sido reeleito em 2019. Foi, assim, o primeiro a derrotar um presidente em exercício, Goodluck Jonathan, durante um período marcado por dificuldades económicas e um combate árduo contra movimentos rebeldes.

#LutoAfricano #MuhammaduBuhari #LiderançaAfrica