Mundo

Macau alivia medidas de segurança com a dissipação do tufão Wipha

Após a passagem do tufão Wipha, Macau reduz o nível de alerta e retoma serviços. Quedas no número de feridos e maior segurança na cidade são boas notícias.

20/07/2025 12:10
Macau alivia medidas de segurança com a dissipação do tufão Wipha

A partir das 17h00 (10h00 em Lisboa), os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau reavaliaram a situação meteorológica e reduziram o alerta de tempestade tropical para sinal 8, à medida que o tufão Wipha se afasta do território.

Naquele momento, o tufão encontrava-se a cerca de 80 quilómetros a oés-sudoeste de Macau, afastando-se gradualmente da região, conforme comunicado das autoridades meteorológicas.

Antes, às 12h30 (05h30 em Lisboa), o sinal de alerta foi elevado a 10, o máximo na escala, quando Wipha se encontrava a 60 quilómetros a sudeste. Os SMG indicaram que existe uma probabilidade relativamente alta de que o alerta seja novamente reduzido para sinal 3 ainda durante a noite local.

A escala de alerta para tempestades tropicais é composta pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão dos sinais dependente da proximidade e intensidade da tempestade.

Além disso, também foi feita a atualização do aviso sobre maré de tempestade, passando de amarelo para azul, o nível mais baixo, prevendo que o nível de água fique abaixo de 0,5 metros acima do pavimento.

Os postos fronteiriços entre Macau e a cidade de Zhuhai, no interior da China, retomaram a sua operação, facilitando a movimentação de pessoas. Até ao momento, 136 cidadãos procuraram albergue nos centros de acolhimento de emergência.

Os Serviços de Saúde de Macau e o hospital privado Kiang Wu reportaram quatro feridos, um número inferior ao que foi antecipado anteriormente, que apontava para cinco feridos.

Após o hastear do sinal 9 às 11h00 (04h00 em Lisboa), a ligação pela ponte Sai Van foi encerrada, sendo agora reaberta. Contudo, a passagem superior e outras pontes ainda permanecem intransitáveis.

A Direção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego anunciou que os parques de estacionamento público nas zonas baixas de Macau começarão a reabrir gradualmente a partir das 17h00.

#TufãoWipha #MacauSegura #AlertaMeteorológico