Mundo

ONG solicita esclarecimentos à Nicarágua sobre jornalista desaparecida

O Coletivo de Direitos Humanos para a Memória Histórica de Nicarágua interpela o governo sobre a situação de Fabiola Tercero Castro, jornalista detida há um ano.

há 7 horas
ONG solicita esclarecimentos à Nicarágua sobre jornalista desaparecida

O Coletivo de Direitos Humanos para a Memória Histórica de Nicarágua fez um apelo ao governo do país, questionando o paradeiro de Fabiola Tercero Castro, uma jornalista e promotora cultural, que se encontra desaparecida há um ano após uma operação policial em sua residência em Manágua.

A organização denunciou que o desaparecimento de Tercero Castro, ocorrido a 12 de julho de 2024, não é um caso único, mas sim parte de uma campanha sistemática de repressão e criminalização do jornalismo, assim como de ataques à liberdade de expressão levados a cabo pelo regime de Ortega-Murillo.

“Exigimos verdade e justiça. Pedimos que Fabiola Tercero apareça com vida e seja libertada”, afirmou o Coletivo, que denuncia a falta de transparência por parte das autoridades.

Fabiola Tercero, reconhecida por ter criado em 2017 a plataforma "El Rincón de Fabi", que promove a leitura e a troca de livros, é uma figura importante no campo da comunicação feminista na Nicarágua.

#JustiçaParaFabiola #LiberdadeDeExpressão #DireitosHumanos