Política

Pedro Santana Lopes lidera coligação PSD/CDS-PP nas autárquicas da Figueira da Foz

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, será o candidato da coligação PSD/CDS-PP nas próximas eleições autárquicas, sob a designação Figueira a Primeira.

há 8 horas
Pedro Santana Lopes lidera coligação PSD/CDS-PP nas autárquicas da Figueira da Foz

Pedro Santana Lopes, atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, assumirá a liderança da coligação entre o PSD e o CDS-PP nas eleições autárquicas de 2025. Ao contrário do inicialmente previsto, onde competiria como recandidato pelo movimento Figueira a Primeira (FAP), Santana Lopes será agora um candidato independente, conforme anunciado pela concelhia do CDS-PP.

O entendimento entre as duas forças políticas implica que ambos os partidos concorrerão em conjunto, com listas comuns para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e assembleias de freguesia do concelho. O nome da coligação será o mesmo que o do movimento independente que levou Santana Lopes à vitória em 2021. A decisão de coligação foi formalizada a 21 de julho, após a aprovação pelo Conselho Nacional do CDS-PP.

Embora a composição das listas ainda não esteja definida, Santana Lopes afirmou que terá "carta branca" para selecionar a sua equipa, podendo incluir membros de diversos partidos sem necessidade de restrições específicas. Sobre a sua escolha por liderar uma coligação ao invés de se recandidatar com o movimento Figueira a Primeira, prometeu esclarecer a situação no momento oportuno.

Esta será a primeira vez que Santana Lopes se apresenta pelo PSD desde que deixou o partido em 2018, após ter sido líder do mesmo entre 2004 e 2005, e primeiro-ministro. Desde 2021, exerce a presidência do município, tendo sido reeleito sem maioria absoluta, obtendo 40,39% dos votos nas últimas eleições autárquicas, um resultado muito próximo do PS, que tinha 38,39%.

Para garantir a maioria na Câmara, estabeleceu um acordo com o único vereador do PSD na autarquia, Ricardo Silva. Nas últimas eleições, o PSD e o CDS-PP obtiveram 10,83% e 1,16% dos votos, respetivamente.

#SantanaLopes2025 #ColigaçãoFigueira #AutárquicasFigueira