Perigo de Radiação UV Elevada em Todo o Continente
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que todas as regiões do continente enfrentam um risco muito elevado de radiação UV hoje.

Hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso sobre o elevado risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) em todas as áreas de Portugal continental.
Para aqueles que se encontram em regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de equipamentos de proteção, como óculos de sol com filtro UV, chapéus, t-shirts, guarda-sóis e protetor solar. Além disso, é importante evitar a exposição solar direta para crianças.
Os índices de radiação UV variam entre 1 e 2 (baixo), 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e acima de 11 (extremo).
As previsões meteorológicas para hoje indicam um dia quente, com céu em grande parte limpo, embora haja alguma nebulosidade ao longo da costa ocidental. Aumento das temperaturas é esperado, especialmente nas máximas e nas áreas do litoral oeste.
O vento deverá ser, em geral, fraco, soprando predominantemente de leste, mas poderá tornar-se forte nas zonas elevadas até ao meio da manhã. A partir do final da tarde, haverá períodos de vento moderado de noroeste ao longo do litoral oeste, especialmente ao norte do Cabo Espichel.
Em termos de temperaturas, as máximas previstas hoje rondam os 28 graus em Aveiro e chegam aos 42 graus em Évora e Santarém.