Personalidade Canina Influencia Preferências Televisivas
Um estudo da Universidade de Auburn revela como a personalidade dos cães pode moldar o seu gosto por programas de TV, ajudando os donos na compreensão do comportamento dos seus amigos de quatro patas.

Um recente estudo da Universidade de Auburn, publicado na revista Scientific Reports, trouxe à tona a influência da personalidade canina nas suas escolhas televisivas. Os investigadores observam que essa descoberta pode ser valiosa para que os donos compreendam melhor o comportamento dos seus animais de estimação.
A investigação envolveu uma amostra de 453 donos de cães que mostraram interesse por programas de televisão. Os dados foram obtidos através de questionários. Os resultados indicam que cães extrovertidos tendem a focar-se mais em objetos exibidos no ecrã. Por outro lado, aqueles que apresentam traços de medo ou ansiedade reagem mais a estímulos auditivos, como sons de campainhas ou o deslocar de carros.
Os autores do estudo afirmam: "Estes resultados sugerem que o hábito de assistir à televisão pode estar relacionado com a personalidade dos cães, sendo que eles interpretam os objetos em 2D da televisão de maneira semelhante ao que experienciam em 3D na realidade."
Apesar dos resultados promissores, não se sabe ao certo como os cães percebem as imagens na televisão em comparação com o mundo real. Os estudos existentes sobre este tema têm um número limitado de participantes e a sua abrangência é restrita.
Além disso, a investigação revelou que os cães, em geral, mostraram maior propensão a reagir a outros animais no ecrã em comparação a objetos inanimados. O tempo que os cães passavam a observar a televisão foi, em média, pouco superior a 14 minutos.
Os investigadores também identificaram que fatores como idade, sexo ou raça não influenciaram os hábitos de visualização dos caninos, assim como o tempo que passam a ver televisão.
A aplicação destes achados poderá ter implicações em abrigos, permitindo oferecer programas que atendam ao temperamento de cada cão, contribuindo para o seu bem-estar. O estudo também levou à criação da Escala de Visualização de Televisão para Cães (DTVS), uma nova ferramenta prometedora para avalizar o que os cães realmente pensam quando assistem à televisão.
Com a crescente popularidade de canais de televisão dedicados a cães, os resultados deste estudo acrescentam uma valiosa perspectiva sobre as suas preferências, representando um passo importante para melhorar a experiência dos nossos amigos de quatro patas.
"Estes resultados ajudam a elucidar a experiência percetiva dos cães e a desenvolver intervenções que beneficiarão o seu bem-estar," concluíram os investigadores. "O envolvimento com a televisão pode proporcionar aos cães uma experiência enriquecedora e significativa."