Praia da Nazaré permanece fechada a banhos após nova descarga poluente
A Câmara da Nazaré prolonga a interdição da praia até que novos testes à qualidade da água sejam divulgados, após descarga de efluentes contaminantes.

A praia da Nazaré, situada no distrito de Leiria, continuará fechada a banhos até que sejam conhecidos os resultados das novas análises à água, solicitadas pela Câmara Municipal após uma recente descarga poluente.
No passado dia terça-feira, a zona norte da praia foi interditada devido a uma obstrução na conduta de saneamento junto à Praça Manuel Arriaga, que provocou uma emissão de efluentes durante cerca de uma hora e meia.
A autarquia anunciou ao final do dia que a interdição se mantém com base nos resultados preliminares que indicam "níveis de contaminação muito elevados" em dois dos três pontos de amostragem próximos da descarga, conforme informou o Departamento de Saúde Pública de Leiria.
As amostras de água foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e a Câmara Municipal está em contacto com as autoridades competentes, aguardando os resultados para amanhã (quinta-feira).
Este incidente marca a segunda interdição da praia a banhos no mês de agosto, após a proibição anterior no dia 1, que levou a 116 atendimentos na Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria por sintomas relacionados com a contaminação.
A ULS informou à agência Lusa que, apesar da interdição, não se verificou um aumento no número de atendimentos nos Serviços de Urgência, graças à atuação preventiva que desaconselhou o contacto com a água.
A ULS de Leiria permanece em alerta, monitorizando possíveis novos casos relacionados com a situação.
A Câmara da Nazaré, em nota divulgada, não descarta a possibilidade de alguma "sabotagem" na conduta de saneamento e sublinhou a urgência de investimento na renovação do sistema, que já tem cerca de 60 anos.