Preço do petróleo Brent cai para 69,28 dólares com novas sanções à Rússia
O barril de petróleo Brent para setembro encerrou a sessão em Londres a 69,28 dólares, com investidores a reagirem a sanções da UE e Reino Unido contra a Rússia.

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em setembro registou uma descida de 0,35%, terminando hoje no Mercado de Futuros de Londres a 69,28 dólares. Este valor representa uma queda de 24 cêntimos face aos 69,52 dólares que vigoravam na passada quinta-feira.
O Brent fecha a semana abaixo da barreira dos 70 dólares, num contexto de estabilidade, à medida que os investidores continuam a avaliar o impacto das novas sanções impostas pela União Europeia e pelo Reino Unido à Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia.
Nesta sexta-feira, Londres e Bruxelas anunciaram uma ação conjunta para baixar o limite do preço do petróleo russo de 60 para 47,60 dólares por barril. Segundo o governo britânico, tal medida deverá afetar significativamente as receitas russas, que já sofreram uma redução de 35% em termos homólogos desde maio.
Este anúncio surge na sequência de ameaças de Donald Trump de impor tarifas alfandegárias de 100% à Rússia e aumentos adicionais para os países que adquirirem petróleo russo, caso um acordo de paz com a Ucrânia não seja alcançado dentro de um prazo de 50 dias.