Sete crianças entre os migrantes desembarcados na Praia da Boca do Rio
Um grupo de 38 migrantes, incluindo sete menores, foi resgatado na Praia da Boca do Rio, Algarve. Dez pessoas foram hospitalizadas para cuidados médicos. Autoridades fazem investigações adicionais.

No passado dia 9 de agosto, um barco que se aproximou da costa algarvia, mais precisamente na Praia da Boca do Rio, despertou a atenção das autoridades. A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que a embarcação transportava 38 migrantes, entre os quais se contavam sete menores de idade.
O alerta foi dado por um cidadão por volta das 20h10, preocupando-se com a segurança dos ocupantes do barco de madeira. Ao serem resgatados, os migrantes apresentavam sintomas de desidratação e hipotermia, estando em estado vulnerável e necessitando de assistência médica. A GNR, em colaboração com o INEM, rapidamente avaliou a condição de saúde dos migrantes e, consequentemente, dez indivíduos foram transportados para hospitais para observação.
A embarcação será alvo de uma inspeção judiciária conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, sendo que, posteriormente, o barco será rebocado para o Porto pela Secção de Patrulhamento Marítimo do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines.
As operações de triagem e o cumprimento do Plano Nacional de Contingência de Fronteiras e Retorno continuam, com a participação de várias unidades da GNR, incluindo o Comando Territorial de Beja e a Unidade de Intervenção. A ação também envolveu a Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e Lagos, assim como a coordenação com o SSI - Sistema de Segurança Interna, a UCFE - Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros, a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Os migrantes serão apresentados às autoridades competentes ainda hoje.