Política

Tino de Rans apoia Manuel Pizarro e abdica da corrida à Câmara do Porto

Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, desiste da sua candidatura às autárquicas para juntar-se a Manuel Pizarro, preparando-se, assim, para futuras eleições presidenciais.

02/07/2025 12:05
Tino de Rans apoia Manuel Pizarro e abdica da corrida à Câmara do Porto

Vitorino Silva, popularmente conhecido como Tino de Rans, anunciou a sua desistência da candidatura à Câmara Municipal do Porto, decidindo em vez disso apoiar Manuel Pizarro, do Partido Socialista, nas próximas eleições autárquicas. Tino de Rans comentou que a sua decisão é motivada por um sentido de responsabilidade com o país.

“Trabalho no Porto há vários anos e sinto a apreciação das pessoas por mim. No entanto, acredito que esta decisão, em prol de um candidato como o Manuel Pizarro, que tem demonstrado um comprometimento verdadeiro com o Porto, é a mais acertada”, expressou Vitorino Silva.

O ex-candidato, que é também uma figura central no movimento 'Porto a bom Porto' e fundador da iniciativa Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), tinha revelado a sua intenção de candidatura no final de janeiro, tornando-se assim o quarto concorrente num total de 11 já anunciados para a autarquia. “Não deixo de lutar pelo Porto, mas vou canalizar a minha energia para apoiar o Manuel Pizarro. O apoio será voto a voto, pois vejo que o público admira o seu projeto”, acrescentou.

Tino de Rans discutiu a sua decisão com a direção do RIR, embora não tenha partilhado detalhes sobre outras candidaturas que possam ter sido consideradas. “Ele está preparado e tem uma candidatura vitoriosa. O movimento ‘Porto a bom Porto’ vai desempenhar um papel crucial na sua trajetória”, enfatizou.

Além de Pizarro, outros candidatos à Câmara Municipal do Porto incluem Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (movimento Porto Primeiro), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte pela coligação 'O Porto Somos Nós' (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), e o actual vice-presidente Filipe Araújo (movimento Fazer à Porto), entre outros.

As eleições estão marcadas para ocorrer entre o final de setembro e o início de outubro, com uma perspetiva que poderá influenciar o futuro político da cidade.

#TinoDeRans #ApoioPolitico #EleiçõesPorto