Mundo

UE e China reúnem-se esta semana para abordar relações bilaterais

A China anunciou a visita de líderes da União Europeia para uma cimeira bilateral, visando suavizar tensões comerciais e reforçar vínculos a 50 anos do início das relações com a CE.

há 5 horas
UE e China reúnem-se esta semana para abordar relações bilaterais

A China confirmou, esta terça-feira, que os líderes da União Europeia (UE) estarão em terras chinesas na próxima quinta-feira, dia 24 de julho, para uma cimeira bilateral que visa assinalar os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com a anterior Comunidade Económica Europeia.

O comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros da China revelou que o Presidente Xi Jinping se reunirá com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O encontro contará ainda com a presença do primeiro-ministro Li Qiang, que, juntamente com os líderes da UE, irá copresidir à 25.ª cimeira China--UE.

Nos últimos três anos, as relações entre Bruxelas e Pequim têm sido afetadas por uma série de disputas, especialmente nas áreas de automóveis elétricos, indústria ferroviária e energias renováveis, como os painéis solares e turbinas eólicas.

A UE está preocupada com as práticas de produção industrial da China, que, suportadas por subsídios públicos, elevam o défice comercial e podem inundar o mercado europeu com produtos a preços baixos, prejudicando assim a competitividade das suas empresas.

Além disso, durante a cimeira, espera-se que os dirigentes europeus busquem negociar um alívio nas restrições da China à exportação de terras raras, minerais indispensáveis para a produção de tecnologia avançada, incluindo telemóveis e veículos elétricos.

#ChinaUE #CimeiraBilateral #RelaçõesInternacionais