Vento Forte e Calor Intenso no Interior até ao Fim da Semana
O IPMA alerta para temperaturas elevadas e vento intenso no interior do país, aumentando o risco de incêndios. Espera-se um arrefecimento generalizado neste fim de semana, exceto no Algarve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que as temperaturas no interior de Portugal se mantenham elevadas durante a quinta e a sexta-feira, com ventos do sul, que poderão ser bastante intensos, aumentando o risco de incêndios nesta área.
De acordo com o meteorologista Jorge Ponte, alguns distritos como Bragança e Vila Real poderão atingir os 39 graus, e no Vale do Douro, as temperaturas poderão mesmo ultrapassar os 40 graus.
O meteorologista indica que, no sábado e domingo, se espera um "alívio nas temperaturas" em grande parte do território, à exceção do Algarve, onde as temperaturas deverão subir ainda mais.
As previsões apontam para que a partir de segunda-feira, dia 18, as condições meteorológicas se tornem "menos adversas", com uma diminuição das temperaturas máximas e um aumento da humidade, o que facilitará o combate a incêndios nas regiões Centro e Norte do país.
A Lusa procurou informações junto do IPMA sobre o risco de incêndios, após o Presidente da República ter mencionado que a sexta-feira será "o dia mais complicado" em termos de risco de incêndio.
Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra de férias no Algarve, referiu que as condições meteorológicas de sexta-feira vão ser "particularmente preocupantes" para a propagação de incêndios, agradecendo também aos operacionais que estão a trabalhar no terreno para combater os fogos.
Portugal mantém-se em alerta devido ao risco de incêndios rurais desde 02 de agosto, tendo já ardido 63.247 hectares de floresta este ano, metade dos quais nas últimas três semanas, com um total de 5.963 incêndios, maioritariamente nas regiões do Norte e Centro.