Mundo

A Importância dos TVDE na Segurança Rodoviária em Portugal

Um estudo revela que 81% dos portugueses veem os serviços de TVDE como essenciais para aumentar a segurança nas estradas, especialmente na prevenção de acidentes relacionados com o álcool.

há 11 horas
A Importância dos TVDE na Segurança Rodoviária em Portugal

Um inquérito realizado pela Universidade Católica, que envolveu 606 pessoas através de entrevistas telefónicas, revelou que uma expressiva maioria, 81%, dos inquiridos considera os serviços de TVDE como uma ferramenta crucial para a segurança nas estradas. Este resultado é especialmente notável na prevenção de acidentes associados ao consumo de álcool.

O estudo, que teve como objetivo investigar a perceção dos cidadãos sobre a segurança nos transportes, focou-se na utilização de plataformas de transporte individual e remunerado através de veículos descaracterizados (TVDE) e foi conduzido pelo Centro de Estudos Aplicados da Católica Lisbon School of Business & Economics, em colaboração com a empresa de tecnologia Bolt.

Curiosamente, quase metade dos entrevistados (48%) afirmou ter escolhido o TVDE em detrimento de outros meios de transporte devido a uma sensação de maior segurança. Além disso, 31% dos participantes recorreram a estes serviços como uma maneira de chegar a casa em segurança quando se sentiam cansados ou distraídos. Outros 27% optaram pelo TVDE para evitar a condução após o consumo de álcool, enquanto 18% buscavam estas alternativas para escapar a transportes públicos que consideravam inseguros.

Mais da metade (51%) dos entrevistados revelou já ter utilizado uma aplicação de TVDE para assegurar que alguém chegasse a casa em segurança, evitando que essa pessoa conduzisse; 33% fazem isso sempre, e 18% frequentemente. Notavelmente, 90% dos utilizadores sentem-se seguros ao recorrer a TVDE após uma saída noturna, sendo essa perceção mais forte entre pessoas com maior nível de escolaridade.

O inquérito também aponta que 32% da população portuguesa utiliza TVDE regularmente, com uma adesão mais significativa entre as mulheres (58%) e os adultos com menos de 45 anos. As principais razões para esta escolha incluem a conveniência (58%), acessibilidade (31%) e a falta de um carro (25%).

#SegurançaRodoviária #TVDEemFoco #MobilidadeSegura