Mundo

Alasca sob alerta de tsunami após violento sismo de 7,3 magnitude

Um terremoto de 7,3 magnitude foi registado no Alasca, levando à emissão de um alerta de tsunami. Residentes são aconselhados a procurar terrenos elevados.

16/07/2025 23:25
Alasca sob alerta de tsunami após violento sismo de 7,3 magnitude

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS) lançou um alerta de tsunami para a costa do Alasca, após a ocorrência de um forte sismo de magnitude 7,3. Este tremor de terra teve o seu epicentro a 87 quilómetros a sul de Sand Point, no Oceano Pacífico, e foi registado às 12h38 hora local (21h38 de Lisboa).

Cidades como Cold Bay e Kodiak também estão em risco de serem afetadas, com a área abrangida pelo alerta a incluir uma extensa zona costeira, que é majoritariamente despovoada e selvagem. O alerta de tsunami é válido até pouco antes de Anchorage, a cidade mais populosa do estado.

O NWS solicitou aos residentes das áreas sob aviso que procurem terrenos mais altos ou andares superiores de edifícios, como medida de precaução. Apesar do alerta, o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) destaca que o risco de vítimas e danos graves é reduzido, uma vez que a maioria da população reside em construções resistentes a sismos, embora algumas estruturas possam ser vulneráveis.

O Alasca, situado na confluência da placa tectónica do Pacífico e da placa norte-americana, é frequentemente afetado por terremotos. O mais devastador da sua história, em 1964, teve uma magnitude de 9,2 e resultou na morte de mais de 130 pessoas. Em 2023, um sismo de 7,2 magnitude ocorreu ao largo da península do Alasca, sem causar vítimas.

#Alasca #Tsunami #Sismo