Mundo

Ataque israelita à única igreja católica em Gaza resulta em mortos e feridos

Um ataque à paróquia da Sagrada Família, a única igreja católica na Faixa de Gaza, deixou duas mulheres mortas e feriu várias pessoas, alertaram hoje as autoridades locais.

há 5 horas
Ataque israelita à única igreja católica em Gaza resulta em mortos e feridos

Um ataque aéreo israelita à paróquia da Sagrada Família, a única igreja católica na Faixa de Gaza, resultou na morte de pelo menos duas mulheres e ferimentos em diversas outras pessoas, confirmaram fontes oficiais. De acordo com a agência de notícias Wafa e o canal de televisão Al-Jazeera, entre os feridos, seis apresentam condições graves.

O padre Gabriel Romanelli, de nacionalidade argentina e que tem estado em contacto regular com o Papa Francisco desde o início do conflito, sofreu um ferimento ligeiro numa perna. Questionado sobre o ataque, o Exército israelita declarou que está a investigar o incidente.

Os responsáveis da paróquia relataram que a igreja sofreu danos significativos e acreditam que o ataque tenha sido realizado por um tanque israelita. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, classificou o ataque como "inaceitável", sublinhando que nenhuma ação militar pode justificar tal violação a um local de culto e refúgio.

A paróquia da Sagrada Família tem sido um abrigo para muitos deslocados devido aos confrontos na região, que se intensificaram após os ataques do grupo islamita Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, os quais resultaram em mais de 1.200 mortos e cerca de 250 sequestrados. As autoridades de saúde em Gaza reportaram mais de 58 mil mortos e milhares de feridos devido à ofensiva israelita no enclave.

#PazEmGaza #DireitosHumanos #GuerraEReligião