Política

Crescimento do Aeroporto de Lisboa provoca preocupações sobre ruído

Alexandra Leitão, candidata do PS à autarquia lisboeta, critica o aumento para 45 voos por hora no aeroporto, alertando para os efeitos negativos no bem-estar da cidade.

06/08/2025 21:55
Crescimento do Aeroporto de Lisboa provoca preocupações sobre ruído

A candidata do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandra Leitão, expressou a sua preocupação em relação ao plano de expansão do Aeroporto Humberto Delgado, que prevê um aumento para 45 voos por hora. Segundo a candidata, esta decisão agravará uma situação já insustentável de ruído e poluição na cidade, com consequências diretas na saúde e na qualidade de vida dos seus habitantes.

Em declarações feitas na rede social X (antigo Twitter), Leitão afirmou: "Aumento de movimentos no aeroporto penaliza uma cidade que já sofre com a poluição acústica, trazendo graves impactos para a saúde." A candidata questionou também se Carlos Moedas, o atual presidente da Câmara, irá finalmente romper com o seu "silêncio ensurdecedor" e interpelar a situação que afeta os lisboetas.

Este plano de expansão surge no contexto da intenção do Governo de aumentar a capacidade do aeroporto até que o novo Aeroporto Luís de Camões, previsto para o Campo de Tiro de Alcochete, comece a operar, algo que se estima acontecer dentro de aproximadamente dez anos. O Ministério das Infraestruturas e Habitação já confirmou que o plano foi submetido pela ANA Aeroportos dentro do prazo estipulado na última sexta-feira.

#LisboaSustentável #RuídoIncontrolável #SaúdeEmPerigo