Política

Gouveia e Melo enfrenta queda: disputa acirrada com Mendes e Seguro

Apesar de liderar as intenções de voto nas presidenciais, Gouveia e Melo vê-se numa luta apertada com Marques Mendes e António José Seguro, segundo nova sondagem.

21/07/2025 23:55
Gouveia e Melo enfrenta queda: disputa acirrada com Mendes e Seguro

No mais recente barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios, o almirante Henrique Gouveia e Melo continua a ser o favorito dos portugueses nas eleições presidenciais de 2026, mas a sua popularidade está em queda. O candidato registou uma redução de 6,7 pontos percentuais desde junho, descendo de 27,3% para 20,6% nas intenções de voto. Em março, Gouveia e Melo era o líder incontestável, com 35,6%.

Por outro lado, Luís Marques Mendes também viu a sua posição ser afetada, passando de 18,5% em junho para 17,2% este mês, uma descida de 1,3 pontos. Em contraste, António José Seguro apresentou um aumento significativo, saltando de 11% para 16,5%, o que representa um crescimento de 5,5 pontos percentuais, tornando-se o candidato que mais progrediu nas sondagens.

A margem de erro da sondagem é de 4%, o que coloca os três candidatos em situação de "quase empate técnico", tornando esta competição a mais disputada desde o início da análise das intenções de voto para estas eleições.

André Ventura, líder do Chega, ocupa atualmente o quarto lugar com 10,6% dos votos, um aumento de 2,2 pontos em comparação com junho. O futuro de Ventura como candidato ainda está incerto, dependendo dos resultados do seu partido nas eleições legislativas.

Entre os novos candidatos surge António Sampaio da Nóvoa com 4,1% e António Filipe do PCP com 3,8%. Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, por sua vez, é escolhida por 3,6%, mas ainda não manifestou interesse em concorrer.

Um dado relevante é a diminuição da percentagem de indecisos, que caiu de 23,2% para 16,8% neste mês.

No que respeita a possíveis segundas voltas, a sondagem revela empates técnicos entre os principais candidatos. Num duelo direto entre Gouveia e Melo e Mendes, o almirante somaria 40,4% contra 39,6% de Mendes. Em relação a Seguro, Gouveia e Melo conseguiria 41,6%, enquanto o socialista teria 38,1%. Contudo, em um confronto com Ventura, Gouveia e Melo lidera com 63,4% contra 19,1% de Ventura.

A sondagem foi realizada entre 11 e 18 de julho, com 606 entrevistas, apresentando uma taxa de resposta de 58,9% e uma margem de erro de 4%, num intervalo de confiança de 95%.

#Eleições2026 #EmpateTécnico #GouveiaeMelo