Mundo

Governo do Reino Unido avança para permitir voto a jovens a partir dos 16 anos

Se aprovada, proposta do governo britânico permitirá que adolescentes de 16 e 17 anos votem nas próximas eleições legislativas, alinhando-se a normas de Escócia e País de Gales.

há 5 horas
Governo do Reino Unido avança para permitir voto a jovens a partir dos 16 anos

O Governo do Reino Unido apresentou hoje uma proposta abrangente que visa baixar a idade mínima de voto de 18 para 16 anos, podendo este novo regulamento entrar em vigor nas próximas eleições legislativas, cujas datas poderão ser estabelecidas até 2029.

Esta iniciativa surge como uma promessa do programa eleitoral do Partido Trabalhista, com o objetivo de harmonizar a legislação com a Escócia e País de Gales, onde os jovens de 16 e 17 anos já exercem o seu direito de voto em eleições regionais e locais desde 2016 e 2021, respetivamente.

Segundo o governo, esta legislação representa a "maior alteração na democracia do Reino Unido em uma geração". A vice-primeira-ministra, Angela Rayner, destacou que "estamos a eliminar barreiras à participação, assegurando que um maior número de cidadãos pode envolver-se na democracia britânica".

A última alteração na idade de voto ocorreu em 1969, quando passou de 21 para 18 anos.

Além de permitir o voto aos mais jovens, a nova legislação prevê a implementação de um sistema de registo automatizado para facilitar o recenseamento eleitoral, inspirando-se em modelos adotados em países como o Canadá e a Austrália. Outras medidas propostas incluem a ampliação dos tipos de identificação aceites nas mesas de voto, como cartões bancários, bem como a introdução de proteções contra interferências nas eleições, como a proibição de doações anónimas a partidos políticos.

#VotoJovem #DemocraciaInovadora #ParticipacaoCivic