Economia

Preços do cabaz alimentar: queda geral, mas aumento em alguns produtos

O cabaz alimentar registou uma diminuição de preço face à semana anterior, mas subidas significativas em itens como atum e brócolos. Conheça os produtos que mais encareceram.

há 8 horas
Preços do cabaz alimentar: queda geral, mas aumento em alguns produtos

Recentemente, a monitorização de preços feita pela DECO PROteste revelou que o custo do cabaz alimentar está, de forma geral, mais acessível, custando agora 239,95 euros, uma descida de 5,83 euros em relação à semana passada. No entanto, essa é uma comparação que, apesar de positiva, esconde subidas significativas em certos produtos.

Entre os itens que mais encareceram nesta última semana, o atum posta em óleo vegetal destaca-se com um aumento de 7 cêntimos, ou seja, um acréscimo de 5%. Outros produtos que também viram o seu preço subir incluem: atum posta em azeite (+4%), brócolos (+4%), douradinhos de peixe (+3%), couve-flor (+3%), ovos (+3%), cebola (+3%), porco lombo sem osso (+3%), dourada (+3%) e perna de peru (+2%).

Analisando o período entre 1 de janeiro e 23 de julho, os produtos que mais encareceram incluem os ovos, que subiram 0,45€ (+28%), o café torrado moído (+27%) e a laranja (+21%). No contexto anual, ao comparar 24 de julho de 2024 com 23 de julho de 2025, o café torrado moído lidera as subidas com um aumento de 55%, seguido de cereais integrais (+47%) e ovos (+36%).

Desde o início da monitorização dos preços por parte da DECO PROteste em 2022, a carne de novilho para cozer é o produto que mais subiu, com um aumento que quase duplica o seu preço inicial. Os ovos, por sua vez, registam um aumento de 81% em comparação com 2021.

Vale a pena lembrar que este cabaz alimentar é composto por 63 bens essenciais, abrangendo categorias como carne, congelados, frutas e legumes, laticínios, mercearia e peixe. A lista completa está disponível na DECO PROteste.

#AumentoDePreços #CabazAlimentar #EconomiaFamiliar