Política

PSD organiza jornadas parlamentares para discutir 'Estado da Nação'

O PSD vai realizar jornadas em Évora a 14 e 15 de julho para discutir o 'Estado da Nação', com o debate agendado para o dia 17, antes da pausa de verão.

26/06/2025 18:35
PSD organiza jornadas parlamentares para discutir 'Estado da Nação'

O Partido Social Democrata (PSD) programou jornadas parlamentares para os dias 14 e 15 de julho, que terão lugar em Évora. O objetivo desta reunião é preparar o debate sobre o 'Estado da Nação', que está agendado para o dia 17, antecipando assim a interrupção dos trabalhos parlamentares devido às férias de verão.

A informação foi confirmada por uma fonte da direção da bancada do PSD à agência Lusa. Este debate representa a última oportunidade para o primeiro-ministro, Luís Montenegro, confrontar os deputados antes da pausa, sendo este um tema debatido na recente conferência de líderes.

Além disso, está previsto que o último plenário aconteça no dia 18 de julho, com uma agenda normalmente focada em votações de diplomas, enquanto os trabalhos nas comissões continuarão até ao dia 25 do mesmo mês.

Estes serão os primeiros encontros parlamentares do PSD desde o início da XVII legislatura, ocorrendo depois das eleições de 18 de maio, nas quais a Aliança Democrática (AD) emergiu vitoriosa.

As jornadas anteriores, que se realizaram com a presença do CDS-PP entre 30 de setembro e 1 de outubro, estavam centradas no Orçamento do Estado para 2025 e contaram com a participação de quase todos os membros do XXIV Governo Constitucional. O Orçamento foi aprovado com a abstenção do PS, mas o governo de Luís Montenegro veio a cair a 11 de março, menos de um ano após ter tomado posse, como consequência da rejeição de uma moção de confiança, numa crise política que envolveu uma empresa da família do primeiro-ministro, a Spinumviva, que já foi transferida para os filhos.

Nas legislativas antecipadas de 18 de maio, a coligação AD (PSD/CDS-PP) obteve novamente a vitória, mas sem alcançar a maioria absoluta, elegendo um total de 91 deputados em 230, sendo 89 do PSD e 2 do CDS-PP. O Chega tornou-se a segunda maior força parlamentar com 60 deputados, seguido pelo PS com 58, a IL com 9, o Livre com 6, o PCP com 3 e, por fim, BE, PAN e JPP com 1 deputado cada.

#EstadoDaNacao #PSD #PoliticaPortuguesa