Mundo

Xi Jinping saúda a nova Presidente do Suriname

O líder chinês expressou congratações a Jennifer Geerlings-Simons pela sua eleição e destacou a importância das relações bilaterais entre a China e o Suriname.

13/07/2025 11:55
Xi Jinping saúda a nova Presidente do Suriname

O Presidente da China, Xi Jinping, enviou hoje uma mensagem de felicitações a Jennifer Geerlings-Simons, a nova Presidente do Suriname, considerando o país como um "importante parceiro estratégico de cooperação na região do Caribe".

Na sua comunicação, divulgada pela agência estatal Xinhua, Xi destacou que, ao longo dos 49 anos de relações diplomáticas, China e Suriname têm experienciado um "crescimento sólido e contínuo", com colaborações frutíferas em várias áreas e uma forte coordenação em questões multilaterais.

O líder chinês enfatizou a "significativa relevância" que atribui ao reforço das relações bilaterais e manifestou abertura para cooperar com Geerlings-Simons. O objetivo é aprofundar a colaboração amigável e mutuamente benéfica, bem como fortalecer a parceria estratégica.

Jennifer Geerlings-Simons tornou-se Presidente do Suriname no último fim de semana, assumindo a liderança aos 71 anos e sendo a primeira mulher a ocupar este cargo no país sul-americano, após um sufrágio em que foi a única candidata.

A sua eleição pelo parlamento resultou de uma coligação entre o Partido Nacional Democrático (PND) e cinco pequenos partidos, que juntos conseguiram garantir os dois terços de votos necessários para a sua ascensão à Presidência.

A cerimónia de posse de Geerlings-Simons, para um mandato de cinco anos em um país com aproximadamente 600.000 habitantes, está agendada para 16 de julho. O Suriname, uma antiga colónia neerlandesa, tem enfrentado instabilidade, incluindo rebeliões e golpes de Estado desde a sua independência em 1975, mas recentemente descobriu importantes reservas de petróleo.

#Suriname #CooperaçãoInternacional #MulheresNaLiderança