Aumenta a cotação do Brent: barril atinge 69,58 dólares
O preço do barril de petróleo Brent para setembro encerrou a sessão em Londres com um aumento de 1,87%, superando a marca dos 68,30 dólares da última semana.

O preço do barril de petróleo Brent, referência da Europa, registou um aumento de 1,87%, fechando hoje a 69,58 dólares no mercado de futuros de Londres. Este valor representa uma subida de 1,28 dólares em relação aos 68,30 dólares da última sessão.
Na abertura da semana, o Brent movimentou-se próximo da barreira psicológica dos 70 dólares. Apesar da recente decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+), que decidiu, no sábado, aumentar a sua produção em 548 mil barris por dia (bpd) a partir de 01 de agosto, o mercado pareceu resistir a esta pressão. Este aumento é superior ao incremento de 137 mil bpd nos três meses anteriores e ao que as expectativas do mercado previam.
Razan Hilal, analista de mercado Forex, sublinha que, apesar das pressões negativas, diversos fatores sustentam os preços do crude. O otimismo dos investidores sobre a confiança da OPEP+ na redução dos cortes de produção reflete uma perspetiva mais positiva sobre a oferta e a procura.
Além disso, Hilal menciona que a fraqueza do dólar norte-americano torna o petróleo mais acessível para compradores que utilizam outras moedas, enquanto as expectativas de cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA, assim como questões comerciais em curso, influenciam os sentimentos do mercado.
Por último, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma extensão no prazo para concluir as negociações tarifárias, que estavam previstas para terminar na quarta-feira, agora adiadas até 01 de agosto, uma vez que os acordos com a União Europeia e outros parceiros cruciais ainda não estão finalizados.