Wall Street inicia a semana em queda após anúncios de novas tarifas por Trump
A bolsa de Nova Iorque registou hoje perdas, na sequência das novas sobretaxas tarifárias anunciadas pelo Presidente Trump contra diversos países e do adiamento em relação a outros parceiros.

A bolsa nova-iorquina fechou em baixa, influenciada pelos recentes anúncios de tarifas do Presidente Donald Trump, que impactaram o sentimento do mercado. O índice Dow Jones Industrial Average desvalorizou 0,94%, enquanto o Nasdaq perdeu 0,92% e o S&P 500 recuou 0,79%.
Segundo o analista da Interactive Brokers, Steve Sosnick, “as tarifas parecem agora muito mais tangíveis para o mercado”, em declaração à agência France-Presse. Trump revelou que a nova sobretaxa de 25% será aplicada ao Japão, Coreia do Sul, Cazaquistão e Malásia, enquanto a África do Sul enfrentará uma sobretaxa ainda mais severa de 30%. Os países Laos e Myanmar terão impostos elevados de 40%.
As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 1 de agosto, uma alteração em relação ao cronograma inicial que previa a sua implementação em 9 de julho. Trump enfatizou que qualquer retaliação tarifária por parte dos países visados será respondida proporcionalmente pelos EUA.
Sosnick comentou que “ainda existem oportunidades para negociações”, sugerindo que a resposta dos investidores poderá não ser drástica devido às frequentes alterações de posição de Trump em questões comerciais. “O mercado está um pouco relutante em vender e prefere estar atento”, acrescentou.
A expectativa em Wall Street aumenta com a divulgação da ata da reunião do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) dos EUA, agendada para quarta-feira. No mercado obrigacionista, o rendimento do título norte-americano a 10 anos subiu para 4,39%.
No setor das tecnologias, as ações da Tesla caíram 6,79% para 293,94 dólares, após o CEO Elon Musk ter anunciado a criação do seu próprio partido político, o "Partido América". Sosnick assinalou que “os investidores da Tesla esperavam que Musk se focasse nos seus interesses comerciais, não políticos”. Por outro lado, as ações da Uber subiram 3,25% para 96,67 dólares, refletindo a confiança dos investidores na expansão dos seus serviços em parceria com a startup de veículos autónomos Waymo.
As ações de companhias do setor prisional também se valorizaram, com a GEO Group a avançar 4,38% e a Corecivic a crescer 3,97%, após Trump sancionar um “grande e belo projeto de lei orçamental” que inclui aumento significativo no financiamento para centros de detenção de migrantes.