Mundo

Funcionário norte-americano detido na China desde abril

O Departamento de Estado dos EUA confirmou a detenção de um funcionário do Departamento de Comércio na China, devido à falta de declaração da sua ocupação no visto.

há 6 horas
Funcionário norte-americano detido na China desde abril

O Departamento de Estado dos EUA confirmou, através de um comunicado da agência Bloomberg, que um funcionário vinculado ao Escritório de Patentes e Marcas Registadas (USPTO) foi detido na China, desde abril deste ano.

A detenção ocorreu na cidade de Chengdu, no sudoeste do país, e está relacionada com uma proibição de saída imposta pelas autoridades chinesas. Segundo informações do jornal Washington Post, o detido, que possui dupla nacionalidade chinesa e norte-americana, não declarou o seu vínculo com o governo dos EUA ao solicitar o visto de entrada.

As autoridades americanas estão em contato com Pequim para resolver esta situação prontamente, enfatizando que a viagem foi feita a título pessoal. O jornal South China Morning Post também mencionou que as autoridades chinesas consideram que o veterano poderia estar ligado a atividades prejudiciais à segurança nacional.

#DetaçõesNaChina #RelaçõesInternacionais #SegurançaNacional